O programa Pé-de-Meia deu início aos seus pagamentos nesta segunda-feira, 28 de outubro, e seguirá até o dia 4 de novembro. O benefício é destinado a estudantes do ensino médio da rede pública, incluindo aqueles que participam da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Esta é a segunda parcela destinada aos alunos do EJA, enquanto novos estudantes, que foram integrados ao programa em agosto, estão recebendo sua terceira parcela. Os 2,7 milhões de alunos que já fazem parte do programa estão recebendo a sétima parcela. O objetivo do Pé-de-Meia é diminuir a evasão escolar, oferecendo uma poupança que incentive os estudantes a concluir a educação básica.
Para se manter no programa, é necessário que os alunos tenham uma frequência mínima de 80% nas aulas. A administração das contas e depósitos é feita pela Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do Ministério da Educação (MEC).
Os beneficiários podem verificar suas informações e depósitos através do aplicativo Jornada do Estudante, enquanto os valores são movimentados pelo Caixa Tem. O cronograma de pagamentos é definido de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários:
- 28 de outubro para nascidos em janeiro e fevereiro;
- 29 de outubro para março e abril;
- 30 de outubro para maio e junho;
- 31 de outubro para julho e agosto;
- 1º de novembro para setembro e outubro;
- 4 de novembro para novembro e dezembro.
Para os alunos do EJA, o incentivo inicial é de R$ 200, além de um valor mensal de R$ 225, exigindo frequência escolar e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), com uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo.