No último sábado, dia 2, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) deu início a uma série de inspeções no Conjunto Penal de Jequié. Essa operação, denominada Aláfia e coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tem como meta reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região.
As atividades da Seap, que são supervisionadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP) e pela Diretoria de Segurança Prisional (DSP), têm a finalidade de localizar e eliminar objetos ou substâncias proibidas e, principalmente, impedir que os detentos mantenham contato com criminosos fora das instalações prisionais.
A operação também se propõe a reforçar a segurança dentro do presídio e garantir que as regras sejam seguidas. Para isso, equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e policiais penais estão atuando nas buscas e no monitoramento.
Além da Seap, a Operação Aláfia conta com a participação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e das polícias Civil e Militar, assim como o apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), garantindo uma atuação conjunta para a segurança pública na área.