Um mutirão realizado pela Serasa e pela Febraban já possibilitou que mais de 142 mil consumidores na Bahia renegociassem suas dívidas. A ação, que começou no último dia 28 de outubro e segue até o dia 29 deste mês, está inserida em um contexto nacional onde mais de 2,4 milhões de acordos foram feitos.
A campanha oferece descontos que podem atingir até 99%, permitindo que os cidadãos escolham entre pagar suas dívidas à vista ou de forma parcelada. Mais de mil empresas, além dos principais bancos, participam da iniciativa, que inclui serviços de água, luz e gás.
Thiago Ramos, coordenador da Serasa, explica que, após o pagamento da primeira parcela, o CPF é imediatamente limpo, especialmente se o pagamento for feito via Pix. As negociações podem ser feitas através dos canais online das instituições ou presencialmente em agências dos Correios e Procons.
O mutirão surge em um período de alta inadimplência no Brasil, com 72,6 milhões de pessoas endividadas. A ação incentiva o uso do décimo terceiro salário para quitar dívidas e alerta sobre a importância do planejamento financeiro para evitar novas pendências no início do ano.