O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, parte na tarde desta quinta-feira, 5, rumo a Montevidéu, Uruguai, para participar da Cúpula do Mercosul. A chegada está prevista para as 15h30, onde ele se reunirá às 16h30 com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica e sua esposa Lucía Topolansky.
Às 20h, Lula terá uma reunião bilateral com Luis Arce, presidente da Bolívia. Esta será a segunda visita de Lula ao Uruguai em seu atual mandato, sendo a primeira realizada em janeiro deste ano.
A viagem ocorre após a recente vitória de Yamandú Orsi, sucessor político de Mujica, que esteve em Brasília na semana passada.
A 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, busca anunciar a finalização do tratado de livre comércio com a União Europeia, após longas negociações que duram 25 anos, conforme informações da AFP.
O acordo, que envolve Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como membros fundadores do Mercosul e os 27 países da UE, foi anunciado em 2019, mas encontrou resistência por parte de setores agropecuários europeus, especialmente da França, que teme a concorrência sul-americana.