Lead: A Iyalorixá Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum, teceu críticas contra a cantora Claudia Leitte após denunciar alteração na letra da música “Caranguejo”. A ação, realizada em conjunto com o Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro), foi tratada em audiência pública realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) no dia 27.
Corpo da notícia: A denúncia estava relacionada à substituição do termo “Iemanjá” por “rei Yeshua”, em que Yeshua, em hebraico, significa “salvar” e, em algumas religiões, é considerado o nome original de Jesus Cristo. A Iyalorixá destacou que a mudança na letra foi percebida como desrespeitosa com a comunidade religiosa, observando, em entrevista à Splash, que a atitude da cantora demonstrou uma grande ignorância. Segundo ela, a conduta evidenciava uma forma de desvalorização e falta de reconhecimento da importância das tradições afro-brasileiras.
O inquérito civil instaurado tem por objetivo apurar a suposta postura discriminatória de Claudia Leitte. Durante os debates, Jaciara Ribeiro afirmou que a denúncia também representava uma forma de combater discursos que, segundo ela, prejudicam a valorização dos direitos e do respeito às religiões de matriz africana.