Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) lançou um projeto integrado de atuação no Carnaval. A apresentação ocorreu na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a participação do procurador-geral de Justiça, Pedro Maia.
Durante o Carnaval, entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, o MPBA atuará em regime de plantão. A ação contará com promotores de Justiça e servidores públicos mobilizados para diversas iniciativas, incluindo a fiscalização e proteção em áreas críticas, como o combate à violência contra a mulher e a proteção de crianças e adolescentes.
A equipe responsável é composta por 24 membros e 117 servidores, que já estão em atividade desde o dia 27 de fevereiro. As medidas incluem inspeções sanitárias em centrais de catadores e em camarotes privados, avaliações de acessibilidade e o apoio a ambulantes, além da participação em audiências de custódia e no plantão integrado com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.