Cerca de 15 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão seus benefícios antecipados, conforme determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os pagamentos originalmente programados para os dias 10, 11 e 12 de março serão realizados nos dias 6 e 7 do mesmo mês, garantindo que todos os 40,6 milhões de beneficiários do INSS recebam seus pagamentos até a primeira semana de março.
A medida visa evitar que os feriados de carnaval, que ocorrem no início de março, impactem os pagamentos de aposentadorias e pensões. Os segurados afetados são aqueles que possuem o cartão de benefício com número final 8, 9 e 0, para quem recebe um salário-mínimo, e aqueles que ganham acima desse valor com dígitos finais de 3 a 0.
O cronograma de pagamentos foi revisto para que a primeira etapa, destinada a quem recebe até um salário mínimo, inicie em 24 de fevereiro e a segunda etapa, para os que recebem acima do mínimo, comece em 6 de março. Essa mudança é uma tentativa do governo de assegurar que todos os beneficiários recebam seus pagamentos em tempo hábil.