Quatro lideranças de organizações criminosas foram transferidas da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) do Conjunto Penal de Serrinha, na quarta-feira, 26. Essa ação, conforme comunicado da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), foi uma medida estratégica para desarticular atividades criminosas durante o período do Carnaval 2025.
De acordo com a Seap, os apenados eram responsáveis por extorquir vítimas através de ameaças, forçando-as a realizar transferências financeiras via Pix. Com a transferência, o governo estadual busca prevenir a comunicação entre os custodiados e atividades criminosas que possam impactar a segurança pública e a tranquilidade dos foliões.
Esse grupo criminoso atua em várias áreas, incluindo Salvador e cidades vizinhas, como Santo Antônio de Jesus e localidades na Chapada Diamantina. A movimentação de presos foi autorizada pelo Poder Judiciário e minuciosamente planejada e executada pela equipe de policiais penais da Penitenciária Lemos Brito e do Grupamento Especializado em Operações Penitenciárias (Geop).