O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, apresentou uma análise sobre o impacto da axé music na economia baiana durante o Carnaval de Salvador, realizado na noite de quinta-feira, 27, no circuito Dodô (Barra-Ondina). Alban enfatizou a relevância dessa festa popular não apenas na cultura, mas também na sustentabilidade financeira de vários trabalhadores, como os ambulantes, que dependem da folia para sua renda.
Alban ressaltou que “a cultura é de suma importância” e destacou a diversidade cultural da Bahia, que merece ser celebrada. Ele explicou que a conexão entre cultura e economia é clara e baseada em dados de pesquisas que reforçam a necessidade de investimento cultural, que beneficia toda a sociedade, independentemente de classe ou gênero. “A combinação do Carnaval com o investimento em cultura cria oportunidades significativas para aqueles que não têm emprego garantido”, disse.
O tema do Carnaval deste ano, “Axé music – 40 Carnavais”, celebra a importância desse gênero musical para a população baiana. Segundo o Observatório do Turismo da Secult, a previsão é que o Carnaval de 2025 gere uma movimentação econômica de R$ 1,8 bilhão, representando um aumento de 63% em relação ao ano anterior, o que demonstra um crescimento considerável para a economia local.