O deputado estadual Adolfo Menezes, filiado ao PSD, se manifestou neste sábado, 1º, sobre a decisão unânime da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que mantém seu afastamento da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Segundo Adolfo, ele recebeu a notícia com “tranquilidade” e estava ciente da possibilidade dessa decisão.
Antes que a Corte formasse maioria para o seu afastamento, o deputado havia protocolado um agravo, visando que a discussão sobre sua reeleição fosse realizada no plenário do STF. Apesar da negativa, ele expressou apoio à deputada Ivana Bastos (PSD) para a continuidade na liderança da Casa. “Paciência, isso faz parte do jogo”, disse o pessedista em um tom de aceitação das circunstâncias.
Em suas declarações, Adolfo Menezes lamentou a interferência do Judiciário nos assuntos do Legislativo e a omissão do Congresso Nacional em legislar sobre a questão das eleições das mesas diretoras. O deputado ressaltou: “É preciso que seja criada uma regra clara”. Ele destacou que a Constituição baiana não proibia sua reeleição, pedindo por diretrizes mais definidas para o futuro.