O presidente Lula participou neste sábado, 1º, da posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. Durante sua presença na cerimônia, ele aproveitou para abordar o recente confronto entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky.
Lula expressou sua opinião sobre o episódio, afirmando que a cena ocorrida no Salão Oval foi ‘grotesca e desrespeitosa’: ‘Acho que o Zelensky foi humilhado. Na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso’, comentou Lula, ressaltando o impacto que a diplomacia deve ter em momentos críticos.
O ex-presidente brasileiro também destacou que a postura de Trump requer uma nova resposta da Europa, sugerindo que a União Europeia poderia ser chamada a assumir responsabilidades maiores relacionadas à Ucrânia. ‘Acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso do Zelensky’, afirmou. Ele adiantou que pode haver uma necessidade crescente da Europa assumir papéis significativos na reconstrução da Ucrânia e na manutenção da OTAN.
Esse posicionamento reflete a influência que ações dos líderes globais têm sobre a política internacional e a necessidade de um diálogo diplomático eficaz em tempos de crise. A discussão em torno da responsabilidade da Europa nesse contexto também reflete a complexidade das relações internacionais atuais.