No último sábado (1º), a Prefeitura de Paulo Afonso realizou a Operação Desforço Imediato, destinada a coibir invasões em Áreas de Proteção Permanente (APP) na Fazenda Chesf.
A ação, que contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Segurança Cidadã (SMOP) e da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), envolveu diversas pastas municipais e forças de segurança, incluindo a Guarda Civil Municipal, GTRAN, Polícia Militar e Polícia Civil. Durante a operação, duas pessoas foram conduzidas à Delegacia Territorial, e materiais utilizados nas ocupações irregulares foram apreendidos.
Segundo informações da Prefeitura, as invasões a áreas protegidas representam uma séria ameaça à biodiversidade e ao equilíbrio ambiental, como também afetam os recursos hídricos. Para minimizar os impactos dessas ações, o município tem intensificado suas atividades de fiscalização e adotado medidas rigorosas para impedir novas ocupações irregulares.
A administração municipal destaca a importância da cidadania ativa para preservar o meio ambiente, solicitando aos cidadãos que denunciem qualquer crime ambiental que presenciem.