O secretário de Educação de Camaçari, Professor Márcio Neves, que também é vereador, esteve no Grupo A TARDE para conversar sobre os planos para a educação na cidade, que fica na Região Metropolitana de Salvador. Ele falou sobre como pretende melhorar as escolas e o ensino por lá.
Luciano Neves, que é diretor de Relações Institucionais, recebeu o secretário junto com a equipe do Programa A TARDE Educação. Andréa Silveira, Márcia Firmino e Cinthia Arouca, que fazem parte do programa, também participaram da conversa, assim como Geraldo Honorato, diretor de comunicação da Prefeitura de Camaçari, Lívia Lessa, assessora de Gabinete, e Israel Amoedo, coordenador de Ensino Superior.
Em entrevista ao Portal A TARDE, o secretário contou que quer ter mais escolas com tempo integral, investir no conserto e melhoria das escolas, aumentar o salário dos professores e fazer uma semana inteira dedicada à Ciência e Tecnologia. Ele explicou que um dos maiores problemas que encontrou foi a situação das escolas, muitas sem condições de uso. Mas garantiu que já está trabalhando para dar uma condição mínima de qualidade para os alunos.
Desafios e Avanços na Educação de Camaçari
O secretário também falou sobre outras medidas que já tomou, como organizar o pessoal da secretaria, melhorar o ensino e arrumar a equipe técnica. Ele disse que já definiram algumas coisas importantes para as escolas, como dar mais atenção à alfabetização, à educação especial e às escolas de tempo integral.
Além disso, estão pensando em como colocar em prática políticas contra o racismo, a favor da natureza, da arte, da cultura e do esporte nas escolas. E, claro, não querem deixar de lado a inovação, a ciência e a tecnologia. Para ele, a escola é o lugar certo para tudo isso.
Professor Márcio Neves também comentou sobre os cem dias de gestão da prefeitura. Segundo ele, nesse tempo, conseguiram organizar o dinheiro, pagar dívidas antigas e fazer a maior reunião de professores da história de Camaçari, com mais de 3 mil profissionais. Outra coisa boa foi o aumento do salário dos professores, que não acontecia há oito anos. E agora, os professores recebem o salário no último dia útil do mês.
Mais investimentos e projetos para o futuro
O secretário ainda contou que estão trocando as lâmpadas das escolas por lâmpadas mais econômicas e criando um projeto para que as escolas usem energias renováveis, pensando no meio ambiente. Também compraram ônibus novos e estão cuidando da manutenção das escolas. Já conseguiram abrir nove salas de aula especiais para alunos com deficiência, e a meta é chegar a 20 salas até o final do ano.
Para dar voz aos estudantes, criaram o Fórum Estudantil, e também um Fórum com os profissionais da educação. Além disso, compraram materiais importantes para as escolas funcionarem bem e o ensino ser de qualidade. O foco da Secretaria de Educação, segundo ele, é melhorar cada vez mais o ensino, para que os alunos se saiam bem nas provas e aprendam a ler e escrever direitinho.
Sobre as escolas de tempo integral, Camaçari já tinha 31 e aumentou para 33. Nelas, os alunos aprendem mais sobre arte, cultura e se preparam para as provas. Também têm projetos de leitura, música e jogos escolares. O secretário afirmou que as escolas de tempo integral são prioridade na cidade, seguindo a orientação do prefeito.
Para finalizar, o Professor Márcio Neves falou sobre o evento de Ciência e Tecnologia que vai acontecer em outubro. Ele quer mostrar que Camaçari também produz conhecimento científico e que muitos professores da cidade são pesquisadores. Para se ter uma ideia, a rede de professores de Camaçari tem mais de 20 doutores e muitos mestres. A ideia é juntar esse conhecimento com o de universidades como a UFBA, o IF e a UNEB para criar uma grande semana de Ciência e Tecnologia.
O evento será aberto para todos os moradores de Camaçari, mas principalmente para os estudantes, para despertar neles o interesse pela pesquisa. A prefeitura vai abrir inscrições para que os alunos apresentem suas pesquisas nas escolas.
O secretário também falou da importância da parceria entre o Programa A TARDE Educação e a Secretaria de Educação de Camaçari. Ele acredita que essa parceria é muito boa para a cidade, por causa da tradição e da qualidade do conteúdo do jornal A TARDE. Para ele, essa parceria ajuda a formar melhor os professores, que, com mais informações, podem despertar nos alunos um olhar mais completo sobre o mundo.