Salvador foi palco de um importante encontro nesta segunda-feira, 14, com foco na “Qualidade do Gasto Público e a Melhoria do Ambiente de Negócios”. O evento, que agitou a sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), reuniu empresários e figuras políticas de peso.
Na pauta, temas quentes como inovação no varejo, o impacto da cadeia de eventos, o potencial do turismo, a busca por um Estado mais eficiente e o desenvolvimento econômico da região. Uma iniciativa da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo (FPE), que marcou presença com seu presidente, Joaquim Passarinho (PL-PA), e o vice-presidente, o deputado federal Zé Neto (PT-BA).
Parlamentares como Claudio Cajado (PP-BA), Leo Prates (PDT-BA), Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Rogéria Santos (Republicanos-BA) também prestigiaram o seminário. Representando a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), os deputados estaduais Eduardo Salles (PP-BA) e Robinson Almeida (PT-BA) marcaram presença na ACB.
O presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, fez questão de destacar a importância da instituição como voz dos empresários baianos. Isabela Suarez, vice-presidente de Sustentabilidade da ACB, ressaltou que o evento é crucial para fortalecer o diálogo entre o setor produtivo e os formuladores de políticas públicas.
Zé Neto defendeu a importância de deixar de lado a polarização ideológica nos debates sobre economia, enfatizando que essa é uma questão de Estado. Já Eduardo Salles cobrou do governo do estado um posicionamento sobre o projeto do Código de Defesa do Contribuinte, uma pauta antiga da ACB.
Joaquim Passarinho, presidente da FPE, elogiou a parceria com Zé Neto e a escolha da Bahia para sediar o evento, logo após São Paulo. Ele ainda ressaltou que o grande desafio é a qualidade do gasto público, buscando investimentos mais eficientes, sem aumentar a arrecadação.