Um protesto paralisou o trânsito na Engomadeira, em Salvador, neste domingo (13). A manifestação é por conta da morte de Luíza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos, após uma operação policial no bairro.
A circulação de ônibus foi interrompida. Durante o protesto, manifestantes atravessaram dois ônibus na pista, impedindo a passagem de outros veículos. A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que os ônibus estão indo só até a Estrada das Barreiras, sem chegar ao ponto final da Engomadeira.
A previsão é que o serviço de ônibus volte ao normal por volta das 10h. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) deve limpar a área e retirar os objetos da via.
O que aconteceu com a jovem?
Ana Luíza Silva dos Santos, de 19 anos, morreu na tarde de domingo. Ela foi atingida durante uma troca de tiros entre policiais da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e criminosos na Engomadeira.
As polícias Civil e Militar da Bahia disseram em nota que os agentes foram recebidos a tiros por “vários homens armados”. Isso aconteceu enquanto faziam rondas na Rua Nanan, no final de linha do bairro. Os policiais contaram que encontraram a jovem baleada no chão durante a perseguição aos suspeitos.
“Houve confronto e os suspeitos entraram em um beco para fugir dos policiais, momento em que os PMs localizaram a mulher baleada e prestaram socorro”, informaram os agentes. Ana Luiza foi levada para o Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos.
Uma ocorrência de tentativa de homicídio foi registrada no Posto Policial da unidade de saúde. A polícia já está investigando o caso.