A Bahia está investindo pesado na modernização dos seus municípios! Foi lançado um edital de R$ 7,8 milhões para turbinar a transformação digital em diversas cidades baianas. A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) em parceria com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb).
O lançamento rolou nesta quarta-feira, 16, lá na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O objetivo? Impulsionar projetos de pesquisa e inovação liderados por universidades e centros de tecnologia em parceria com as prefeituras.
Com essa grana, as cidades poderão modernizar a gestão, melhorar os serviços públicos e facilitar a vida dos cidadãos. Serão investidos até R$ 250 mil por projeto, um baita incentivo para quem quer fazer a diferença.
Em quais áreas o edital vai atuar?
O edital tem duas prioridades. A primeira é a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI – Municípios), que vai digitalizar os processos administrativos. A segunda é o desenvolvimento de soluções tecnológicas para áreas essenciais, como:
- Gestão de pessoas
- Saúde
- Educação
- Meio ambiente
- Energia
- Empreendedorismo
- Combate à fome
- Redução da pobreza
- Turismo
Para participar, é preciso que as propostas sejam apresentadas por pesquisadores com mestrado ou doutorado, ligados a universidades e centros de pesquisa da Bahia. E, claro, é fundamental ter a parceria de um município baiano!