Hoje, várias personalidades são homenageadas na Ordem do Mérito Cultural (OMC), a principal honraria pública do setor cultural brasileiro. Entre os condecorados estão Preta Gil, Marília Mendonça, Liniker e Emicida. O evento ocorrerá no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A reinauguração do edifício histórico, que ficou fechado por 10 anos, também marca os 40 anos do Ministério da Cultura (MinC), que teve ampla participação popular na seleção dos homenageados. Foram 11.318 contribuições recebidas por meio de um formulário digital.
Os 112 homenageados deste ano serão reconhecidos em três graus de distinção: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Margareth Menezes comentou que “a volta da OMC é um marco importante”, ressaltando que isso valoriza quem contribui para a cultura brasileira.
O evento será um verdadeiro espetáculo de celebração, mostrando a diversidade cultural que é um dos alicerces da nossa democracia.