Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, será palco de um confronto decisivo no Campeonato Baiano da Série B. Bahia de Feira e Fluminense de Feira iniciam neste sábado, 5 de agosto, a disputa por uma vaga na final do torneio, que garante o acesso à elite do futebol estadual em 2026.
Detalhes do Confronto
O primeiro jogo das semifinais acontece no estádio Joia da Princesa, com mando de campo do Fluminense de Feira. A partida de volta será realizada no dia 12 de agosto, também um sábado, no mesmo local e horário. As equipes chegam em igualdade de condições, sem vantagem de gol qualificado ou por campanha, o que significa que um empate no placar agregado levará a decisão para os pênaltis.
Ambição e Preparação
Ambos os clubes possuem histórico de conquistas na Série A do Baianão. O Bahia de Feira, conhecido como Tremendão, foi campeão em 2011 e também detém três títulos da Série B, conquistados em 1982, 1986 e 2009. A ambição de retornar à primeira divisão é clara.
Todo atleta que chega aqui no Bahia de Feira sabe da importância do clube, do tamanho do clube, e que deve retornar ao lugar onde ele não deveria ter saído, que é a Primeira Divisão. Todo o grupo está muito focado para colocar o Bahia de Feira no lugar que não deveria ter saído, pelo seu tamanho, pela estrutura e por tudo, por toda a sua história.
Esta declaração foi feita por Arthur Martins, atacante do Bahia de Feira, um dos artilheiros da equipe na competição. O técnico João Carlos Ângelo complementou, destacando a preparação do elenco:
Chegamos nesse ponto da competição em igualdade de condições, com a mesma pontuação, e o futebol é feito de detalhes. Em jogos difíceis como esse, quanto menos você errar, mais hipótese de você obter o êxito, é isso que a gente tem trabalhado na equipe.
O Retorno do Touro do Sertão
O Fluminense de Feira, o Touro do Sertão, detém dois títulos da Série A, conquistados em 1963 e 1969, e busca o retorno à elite após o rebaixamento em 2021. O técnico Edu Silva, natural de Feira de Santana, expressou a relevância do momento para o clube e para a cidade:
Com muito orgulho de poder participar desse momento, até por ser da cidade, de poder trazer novamente uma equipe que é tão querida, que tem torcida tão grande, e que está há quatro anos ansiosa para estar voltando. É uma responsabilidade enorme, que todos nós temos consciência disso.
Edu Silva também reforçou a importância dos “detalhes” para o resultado final da eliminatória. A expectativa é de grande movimentação na cidade com a semifinal que vale o futuro das equipes no cenário do futebol baiano, com o Fluminense de Feira jogando a primeira partida em casa, no Joia da Princesa.