Em São Paulo, a parceria anunciada na quarta-feira, 1º, entre a Eurofarma e a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk abre caminho para a distribuição de duas novas marcas da versão injetável semanal da semaglutida — as chamadas canetas emagrecedoras.
A união entre as empresas garantiu ao Brasil a comercialização de Poviztra (indicado para obesidade e sobrepeso com comorbidades) e Extensior (voltado para diabetes tipo 2). Os produtos devem chegar ao mercado ainda neste mês.
A Novo Nordisk é reconhecida pela experiência em pesquisas e desenvolvimento de terapias GLP-1, enquanto a Eurofarma, com capilaridade comercial, força de vendas e conhecimento do mercado local, assegurou que os medicamentos cheguem a especialidades médicas, farmácias e regiões que ainda não estavam cobertas pela operação da multinacional dinamarquesa.
“Esta parceria é um passo estratégico para garantir que nossa inovação chegue a ainda mais pessoas no Brasil, com a mesma confiança e qualidade de sempre”, disse Allan Finkel, vice-presidente da Novo Nordisk para América Latina e Brasil.
Mercado bilionário
No Brasil, o mercado de analagos de GLP-1 já movimenta mais de R$ 6 bilhões por ano. Em nível mundial, as projeções indicam uma indústria de mais de US$ 150 bilhões até 2030, transformando as chamadas canetas emagrecedoras em um dos pilares de crescimento da indústria farmacêutica.
“A Eurofarma traz a experiência e a capacidade da sua força de vendas para ampliar o alcance desses produtos, dentro de um projeto que contempla forte compromisso com médicos e pacientes”, disse Renata Campos, CEO da Eurofarma no Brasil.
Em agosto, a EMS também ingressou no mercado, lançando medicamentos à base de liraglutida com preços a partir de R$ 307,26, intensificando a competição no setor.
Os novos medicamentos devem chegar ao mercado ainda neste mês, conforme o anúncio.