Esportes

Ana Marcela Cunha inicia travessia histórica no Mar Grande–Salvador após 10 anos

Ana Marcela Cunha retorna à Travessia Mar Grande–Salvador após 10 anos, participando de uma prova histórica de 24 km na Bahia.
Por Redação
Ana Marcela Cunha inicia travessia histórica no Mar Grande–Salvador após 10 anos

Ana Marcela retorna à Travessia -

Compartilhe:

A manhã deste sábado, 29, foi marcada pela presença da campeã olímpica Ana Marcela Cunha na orla da Barra, onde deu início à 55ª Travessia Mar Grande–Salvador. A competição, a mais antiga de águas abertas do mundo, teve Ana como protagonista ao partir do Porto em direção à Ilha de Vera Cruz para realizar o percurso de ida antes de retornar nadando ao lado dos outros competidores.

No total, 180 atletas participaram da prova, que reúne nomes como os bicampeões Renan Barbosa e Victoria Beatriz Rosário, além de nadadores de diferentes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O bate-volta de aproximadamente 24 km marca o retorno de Ana Marcela à travessia após mais de uma década. O evento é parte de sua preparação para uma das etapas mais esperadas de sua carreira, a travessia do Canal da Mancha, programada para 2026. Ana comentou sobre o desenvolvimento de sua participação na prova: “Eu já estava com o calendário fechado para o ano que vem, pensando no Canal da Mancha, e surgiu a oportunidade da Travessia. Eu falei: 'Qual a disponibilidade para eu sair de Salvador, ir até Mar Grande e voltar dentro da prova, já fazendo um treinamento?'. Nasceu assim”, explicou ao Portal A TARDE.

A primeira participação de Ana Marcela na Travessia ocorreu em 2001, quando tinha apenas oito anos. Para ela, o retorno à competição carrega um forte simbolismo. A organização da Travessia é da Ambiance Esporte, com a produção da Viramundo Produções e realização da A TARDE FM e do Grupo A TARDE, sob a arbitragem da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).