Entretenimento

Ana Paula Matos reafirma Salvador Capital Afro 2025 em evento cultural em Salvador

Ana Paula Matos destacou a importância do Salvador Capital Afro 2025, maior evento cultural do ano, em painel na Casa das Histórias, em Salvador.
Por Redação
Ana Paula Matos reafirma Salvador Capital Afro 2025 em evento cultural em Salvador

Ana Paula Matos -

Compartilhe:

No último sábado, 22, durante painéis na Casa das Histórias, localizada no Comércio, a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, reafirmou a força territorial do projeto Salvador Capital Afro 2025. O evento promoveu debates sobre artes, memória, comunicação e produção cultural negra, consolidando-se como uma plataforma essencial para a circulação de saberes e fortalecimento das comunidades criativas da capital baiana.

Com diversas atividades, o festival aborda também as artes visuais, a gastronomia afro-diaspórica e a comunicação periférica, reunindo artistas, coletivos e pesquisadores em vários espaços do Comércio e do Curuzu. Segundo Ana Paula, este é o maior evento cultural do ano com um total de 40 dias de programação descentralizada, abrangendo diversos bairros e promovendo o acesso a experiências formativas e culturais.

“Para além da celebração, reafirmamos nosso compromisso com a geração de emprego, renda e qualificação profissional”, disse Ana Paula Matos.

A gestora destacou que o impacto do festival se faz presente em toda a cidade. “O Salvador Capital Afro pulsa na cidade com ações criativas, vivências culturais e processos formativos nas comunidades”, acrescentou.

O Salvador Capital Afro se firma como uma das principais plataformas de valorização da cultura negra no Brasil, englobando debates, apresentações, rodas de conversa e iniciativas de empreendedorismo e afroturismo. Influenciadores, pesquisadores e artistas de destaque na cena afro-brasileira se reuniram ao longo do dia.

No auditório Makota Valdina, ocorreu o painel “Vozes Negras”, voltado para a comunicação digital e as narrativas periféricas. A Casa das Histórias também recebeu o painel “Sabores da Diáspora”, focando na culinária afro-baiana como um patrimônio cultural. Por fim, o Inventivos Talks promoveu encontros sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo negro.

Encerrando a programação, às 21h, o Curuzu recebe o show “Novembro Azeviche” com a Band’Aiyê, celebrando a rica cultura afro-baiana na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê.