Esportes

Bahia pode bater recorde no Baianão e faz melhor campanha desde 2012

Tricolor de Aço tem a chance de alcançar 22 pontos na fase de grupos do Campeonato Baiano, um feito inédito desde 2017 e a melhor marca desde 2012.
Por Redação
Bahia pode bater recorde no Baianão e faz melhor campanha desde 2012

Jogadores do Bahia comemorando gol -

Compartilhe:

O Esquadrão de Aço tem um compromisso muito importante neste sábado (17), às 16h, quando enfrenta o Jacuipense. Mais do que garantir mais três pontos no Campeonato Baiano, o Bahia pode cravar um novo recorde histórico na competição, alcançando a melhor marca na fase de pontos corridos desde 2012. Se vencer, o Tricolor chega aos 22 pontos, um feito inédito no formato atual do torneio, que começou em 2017 com nove jogos em turno único.

A última vez que o Bahia chegou perto de uma pontuação tão expressiva foi há mais de uma década. Em 2012, quando a primeira etapa do Baianão tinha 22 jogos, o Esquadrão liderou com impressionantes 52 pontos. Agora, com menos partidas, o time tem a chance de mostrar sua força e reescrever sua história recente no campeonato.

Bahia vive fase de ouro com maior invencibilidade do Brasil

Além do possível recorde no Baianão, o jogo contra o Jacuipense também serve para aumentar a maior invencibilidade do futebol brasileiro na temporada de 2024. O Bahia é a única equipe da Série A que ainda não perdeu neste ano, somando oito vitórias e dois empates em dez jogos disputados. Essa excelente sequência mostra a solidez do time e a boa fase que a equipe de Rogério Ceni vem vivendo.

Essa sequência positiva não se restringe apenas ao Campeonato Baiano, onde a classificação para a semifinal já está garantida. O Tricolor também tem demonstrado força em outros cenários, "exorcizando o fantasma" dos jogos como visitante. O time já conseguiu duas vitórias importantes fora de casa contra equipes de peso como Corinthians e Vasco, construindo uma base sólida para o início do Campeonato Brasileiro. No Brasileirão, os próximos desafios serão contra Chapecoense e Vitória, ambos na Arena Fonte Nova.

Confira a pontuação do Bahia na 1ª fase do Baianão desde 2017:

  • 2017: 2ª colocação - 21 pontos
  • 2018: 2ª colocação - 20 pontos
  • 2019: 3ª colocação - 15 pontos
  • 2020: 1ª colocação - 18 pontos
  • 2021: 3ª colocação - 15 pontos
  • 2022: 6ª colocação - 12 pontos
  • 2023: 1ª colocação - 21 pontos
  • 2024 (atual): 1ª colocação - 19 pontos (antes do jogo com o Jacuipense)

Após encarar o Jacuipense, o próximo compromisso do Bahia no Baianão será fora de casa, contra o Atlético de Alagoinhas. O Carcará é o lanterna isolado da competição e já tem o rebaixamento à Série B do Campeonato Baiano confirmado. A partida acontece no domingo, dia 22 de fevereiro, às 16h, no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas, na Bahia.