O Botafogo, rival direto do Bahia por uma vaga na fase de grupos da Libertadores, enfrentará o Fortaleza, no próximo domingo, 7, no Estádio Nilton Santos, sem nenhum zagueiro do elenco principal disponível. O único defensor em condições, David Ricardo, foi expulso no empate em 2 a 2 com o Cruzeiro, na quinta-feira, 5.
Na partida do Mineirão, o técnico Davide Ancelotti teve que improvisar o lateral Marçal na zaga e contou apenas com dois jovens da base, Gabriel Bahia e Marquinhos, no banco de reservas. Ambos participaram de apenas quatro jogos na temporada e podem receber oportunidades no confronto decisivo contra o Fortaleza.
Além de David Ricardo, o Botafogo não poderá contar com Kaio Pantaleão, Bastos e Alexander Barboza, todos entregues ao departamento médico. Para garantir uma posição no G-5, a equipe precisa vencer e ainda torcer por um empate entre Fluminense e Bahia, que se enfrentam no Maracanã.
O cenário segue favorável para o Botafogo, que poderá ultrapassar o Bahia caso conquiste um empate contra o Fortaleza enquanto o time baiano sofre uma derrota. Essa possibilidade deixa o Alvinegro na briga pela sexta posição, que pode assegurar uma vaga na fase de grupos da Libertadores, dependendo do resultado da final da Copa do Brasil.
A última rodada do Campeonato Brasileiro contará com a maioria dos jogos ocorrendo simultaneamente, exceto o duelo entre Mirassol e Flamengo, que ocorrerá em horário distinto.

