Esportes

CBF planeja profissionais árbitros com contrato fixo para o Brasileirão de 2026

A CBF busca profissionalizar os árbitros do Campeonato Brasileiro, introduzindo contratos fixos e um rigoroso sistema de avaliação a partir de 2026.
Por Redação
CBF planeja profissionais árbitros com contrato fixo para o Brasileirão de 2026

Árbitros da Série A terão status profissional e avaliação estruturada -

Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está desenvolvendo um plano para profissionalizar os árbitros do Campeonato Brasileiro da Série A a partir de janeiro de 2026. A mudança visa estabelecer contratos fixos para os juízes, começando já na próxima temporada, que terá início no final deste mês.

Segundo informações provenientes da confederação, aproximadamente 20 árbitros devem ser transformados em profissionais, incluindo trios de arbitragem, com base em um modelo europeu. Contudo, o número final de profissionais ainda está sendo discutido. A seleção dos árbitros que se tornarão profissionais será determinada pelo ranking da CBF.

O Grupo de Trabalho (GT) de arbitragem, que teve sua primeira reunião na semana passada, está considerando todos os aspectos dessa profissionalização. Além disso, uma outra mudança já confirmada para 2026 é a introdução do sistema semiautomático de VAR, seguindo a metodologia utilizada na Premier League.

A princípio, a CBF havia planejado a profissionalização para o ano de 2027, mas decidiu antecipar o processo. Os detalhes sobre o modelo de contrato estão em fase de estudo e devem incluir acordos temporários com uma duração prevista de um ano.

Os árbitros que se tornarem profissionais receberão um salário fixo, adicionando um bônus de acordo com a quantidade de partidos em que atuarem. Com essa nova condição, haverá uma exigência maior de treinamento físico e participação em cursos intensivos promovidos pela CBF.

Para garantir a qualidade na nova estrutura, será implementado um sistema de avaliação rigoroso. Juízes que apresentarem desempenho insatisfatório ao final da temporada não terão seus contratos renovados, enquanto aqueles que se destacarem em outras divisões poderão ser promovidos para a Série A.