No próximo dia 6, durante o Meeting The Experts 2, no Hospital Mater Dei Salvador, será apresentado o Instituto de Anatomia Robótica e Treinamento (IART), um dos primeiros centros da América Latina voltados ao aperfeiçoamento de cirurgiões em cirurgia robótica, com treinamento em cadáver. Este centro inédito de treinamento em cirurgia robótica chega ao Brasil com um investimento estimado em R$ 10 milhões e tem como objetivo democratizar o acesso à formação avançada no país.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Hospcom, o Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica (IBCR) e o ITC Salvador, e utiliza a plataforma robótica Toumai, uma novidade no mercado que desafia a liderança do consagrado Da Vinci. O urologista Nilo Jorge Leão, coordenador médico do IART e chefe do Programa de Cirurgia Robótica do Mater Dei, enfatizou a relevância do projeto:
“Estamos estruturando um centro que coloca o Brasil no mapa dos grandes polos mundiais de treinamento robótico,”afirmou.
O IART, que começará suas atividades em 2026, oferecerá cursos para diversas especialidades médicas, incluindo urologistas, ginecologistas, cirurgiões gerais e coloproctologistas. A criação desse centro é uma resposta à demanda crescente por profissionais qualificados na área da cirurgia robótica, contribuindo para o fortalecimento da formação médica no Brasil.

