Entretenimento

Cinzas de Preta Gil transformadas em diamantes em homenagem à artista

As cinzas de Preta Gil, que faleceu em julho de 2023, foram transformadas em diamantes como homenagem, conforme revelado por Gominho no programa Fantástico.
Por Redação
Cinzas de Preta Gil transformadas em diamantes em homenagem à artista

Preta Gil faleceu aos 50 anos de idade -

Compartilhe:

As cinzas da cantora Preta Gil, que faleceu em julho de 2023 aos 50 anos, foram transformadas em diamantes e entregues a amigos e familiares em homenagem à artista. A revelação foi feita por Gominho, um dos melhores amigos de Preta, durante uma entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo, dia 23.

Gominho compartilhou que a ideia de transformar suas cinzas em diamantes era um desejo antigo de Preta. “Quando ela viu a oportunidade de que poderia virar diamante, ela achou magnífico”, contou. O amigo recebeu uma das 12 peças criadas, enfatizando que o diamante representa a força e a durabilidade de Preta Gil: “É igual diamante. Não quebra. A Preta é isso… Ninguém destrói, ninguém quebra. E ela era essa pessoa”, afirmou.

A homenagem à cantora ocorreu em duas etapas. Parte das cinzas foi enviada a um laboratório em São Paulo e, posteriormente, à Índia, onde foram confeccionados os acessórios para amigos da artista. Já a joia que será entregue à família foi criada integralmente no Brasil, em Curitiba.

O processo de transformação consiste em extrair o carbono das cinzas e convertê-lo em diamante, simulando de forma acelerada o que ocorre naturalmente. Os diamantes, que normalmente levam milhões a bilhões de anos para se formarem, no ambiente laboratorial se criam em um período muito mais curto, resultando em um cristal genuíno com as mesmas propriedades das pedras extraídas da terra.

Além de Gominho, outros amigos de Preta Gil, como Duh Marinho, Carolina Dieckmann e Jude Paulla, também receberão as joias. A neta da cantora, Sol de Maria, e sua mãe, Sandra Gadêlha, receberão colares feitos especialmente para a família.