Polícia

Conflito entre facções rivais mata 27 na Colômbia por controle de área estratégica

Pelo menos 27 pessoas morreram em combates entre grupos armados no sudoeste da Colômbia, disputando o controle de uma região vital para o tráfico de cocaína. Os confrontos foram entre facções dissidentes das Farc.
Por Redação
Conflito entre facções rivais mata 27 na Colômbia por controle de área estratégica

Bandeira com faixas horizontais amarela, azul e vermelha, hasteada em mastro diante de árvores. No centro, mapa da Colômbia em cinza com a sigla 'FARC-EP' e desenho de um fuzil preto. Bandeira colombiana com o logotipo das Farc -

Compartilhe:

Pelo menos 27 pessoas perderam a vida em intensos combates no sudoeste da Colômbia. A informação foi divulgada neste domingo (18) por um grupo armado de esquerda. Os confrontos aconteceram em uma área de mata estratégica, disputada por duas facções rivais por conta do controle do território, essencial para a produção e o tráfico de cocaína na região.

Os embates mais recentes se deram em uma área rural do município de El Retorno, na Colômbia, que fica a cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Bogotá, a capital do país.

Quem são os grupos em conflito?

Os confrontos colocaram frente a frente uma facção das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), liderada por Néstor Gregorio Vera, mais conhecido como Iván Mordisco, contra outro grupo que tem como líder Alexander Díaz Mendoza, apelidado de Calarcá Córdoba.

Ambos os grupos faziam parte da chamada Equipe Geral Central. No entanto, eles se separaram em abril de 2024, após disputas internas que levaram ao racha. As vítimas do último embate pertenciam ao grupo de Iván Mordisco.

A importância estratégica da região

A área de mata onde os combates ocorreram é considerada vital para as operações de tráfico de cocaína, uma das principais fontes de financiamento para grupos armados ilegais na Colômbia. O controle dessas rotas e locais de produção garante poder e recursos, o que frequentemente resulta em disputas violentas entre as facções.

Um histórico de violência na Colômbia

A Colômbia carrega um longo histórico de conflitos armados, que já duram mais de seis décadas. Essas violências são majoritariamente financiadas pelo tráfico de drogas e pela mineração ilegal. Ao longo dos anos, essa realidade trágica resultou na morte de mais de 450 mil pessoas e deixou milhões de deslocados internos pelo país, mostrando o profundo impacto desses confrontos na população colombiana.