Curiosidades e tecnologia

Encontro estudantil em Salvador destaca calçadas sustentáveis de papel e fibra de coco

Estudantes de Serrinha, na Bahia, apresentam projeto de calçadas sustentáveis, usando papel e fibra de coco, em encontro em Salvador.
Por Redação
Encontro estudantil em Salvador destaca calçadas sustentáveis de papel e fibra de coco

Estudante e professor de Matemática, Thales Nascimento -

Compartilhe:

O maior encontro estudantil do Brasil, que acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador, até quinta-feira, 11, destaca calçadas sustentáveis como um de seus principais projetos. Intitulado "Biocimento: precast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas", a iniciativa foi desenvolvida por estudantes e pelo professor de Matemática, Thales Nascimento, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sisal, em Serrinha.

Os blocos sustentáveis, confeccionados a partir de papel e fibra de coco sem adição de areia, tem como objetivo a fabricação de calçadas ecologicamente corretas. A proposta busca aliar inovação e impacto social, e inclui um convênio com o Conjunto Penal de Serrinha, onde pessoas em regime de privação de liberdade poderão contribuir para a produção dos blocos, como parte de um programa de ressocialização. Segundo Thales, ao final do curso teórico e prático, os participantes receberão um certificado e as calçadas serão doadas para famílias que precisam.

A iniciativa não apenas promove a reciclagem de materiais, mas também gera um impacto significativo nas comunidades locais. "Com isso, vamos doar essas calçadas para mais famílias e gerar um impacto ambiental, um impacto social e econômico muito grande para o nosso município", destacou o professor.

O projeto já ganhou reconhecimento internacional, alçando a primeira posição na categoria Engenharia da Feira Internacional de Valledupar, na Colômbia, em setembro de 2025, e garantiu ao Brasil a participação na feira de ciências de Dubai em 2026.

A Superintendente de Políticas para Educação Básica da Secretaria da Educação, Helaine Souza, ressalta que esta edição do encontro representa a consolidação de um trabalho voltado para a sustentabilidade nas escolas. "É hora da gente colher esses frutos. A gente está vendo aí o resultado do nosso trabalho", afirmou.

A cerimônia de premiação do evento ocorrerá na quinta-feira, 11, com os três melhores projetos recebendo prêmios como notebooks e smartwatches, avaliados pelo seu grau de engajamento e critérios de inovação e originalidade.