A CAIXA Cultural Salvador apresenta, a partir de 9 de dezembro, a exposição internacional World Press Photo 2025, que retorna à capital baiana após um hiato de oito anos. A mostra, com entrada gratuita, ficará em cartaz até 1º de fevereiro de 2026, de terça a domingo, das 9h às 17h30.
Esta edição reúne 144 fotografias, incluindo os 42 projetos vencedores da 68ª edição do concurso anual da World Press Photo Foundation. A exposição já atraiu quase 22 mil visitantes no Brasil, passando por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba. Todas as imagens incluem recurso de audiodescrição.
Os registros capturados por fotógrafos de 31 países refletem temas urgentes como conflitos armados, crise climática, gênero, juventude, migração e política. Entre as imagens impactantes estão protestos em países como Quênia, Myanmar, Haiti, El Salvador e Geórgia, além de retratos de figuras políticas nos EUA e na Alemanha.
Dentre as narrativas sensíveis, se destaca a história de um homem trans de 21 anos nos Países Baixos, uma criança traumatizada pela guerra na Ucrânia e um menino palestino amputado devido a bombardeios em Gaza, escolhido como a Foto do Ano de 2025. A crise climática também é evidenciada em obras que retratam registros no Brasil e nas Filipinas.
Na representação brasileira, três fotógrafos foram premiados: Anselmo Cunha, na categoria Individual, com a foto “Aeronave em Pista Inundada” sobre a enchente histórica do Rio Grande do Sul; Amanda Perobelli, na categoria Reportagem, com a série “As Piores Enchentes do Brasil”; e André Coelho, também na categoria Individual, com a imagem “Torcida do Botafogo: Orgulho e Glória”. O Brasil também se destaca nas premiações de fotógrafos internacionais.
A abertura da exposição, às 19h, será marcada por uma visita mediada pela jornalista Joana Klaus, que comentará os destaques entre os projetos premiados. Além disso, no dia 17 de janeiro, a fotógrafa Maria Abranches ministrará a oficina gratuita “Fotografia, Memória e Pertencimento: narrativas visuais sobre imigração”, destinada a fotógrafos e comunicadores.
A World Press Photo celebra 70 anos em 2025 e, nesta edição, o número de projetos premiados aumentou para 42, escolhidos de um total de 59.320 inscrições. A exposição passará por mais de 60 cidades ao redor do mundo.

