Entretenimento

Exposição World Press Photo 2025 em Salvador com 144 fotografias

A CAIXA Cultural Salvador apresenta a exposição World Press Photo 2025, com 144 fotografias sobre temas globais, gratuita até 1º de fevereiro de 2026.
Por Redação
Exposição World Press Photo 2025 em Salvador com 144 fotografias

Mostra internacional World Press Photo 2025 reúne 144 fotografias -

Compartilhe:

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, a partir de 9 de dezembro, a exposição internacional World Press Photo 2025, que retorna à capital baiana após um hiato de oito anos. A mostra, com entrada gratuita, ficará em cartaz até 1º de fevereiro de 2026, de terça a domingo, das 9h às 17h30.

Esta edição reúne 144 fotografias, incluindo os 42 projetos vencedores da 68ª edição do concurso anual da World Press Photo Foundation. A exposição já atraiu quase 22 mil visitantes no Brasil, passando por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba. Todas as imagens incluem recurso de audiodescrição.

Os registros capturados por fotógrafos de 31 países refletem temas urgentes como conflitos armados, crise climática, gênero, juventude, migração e política. Entre as imagens impactantes estão protestos em países como Quênia, Myanmar, Haiti, El Salvador e Geórgia, além de retratos de figuras políticas nos EUA e na Alemanha.

Dentre as narrativas sensíveis, se destaca a história de um homem trans de 21 anos nos Países Baixos, uma criança traumatizada pela guerra na Ucrânia e um menino palestino amputado devido a bombardeios em Gaza, escolhido como a Foto do Ano de 2025. A crise climática também é evidenciada em obras que retratam registros no Brasil e nas Filipinas.

Na representação brasileira, três fotógrafos foram premiados: Anselmo Cunha, na categoria Individual, com a foto “Aeronave em Pista Inundada” sobre a enchente histórica do Rio Grande do Sul; Amanda Perobelli, na categoria Reportagem, com a série “As Piores Enchentes do Brasil”; e André Coelho, também na categoria Individual, com a imagem “Torcida do Botafogo: Orgulho e Glória”. O Brasil também se destaca nas premiações de fotógrafos internacionais.

A abertura da exposição, às 19h, será marcada por uma visita mediada pela jornalista Joana Klaus, que comentará os destaques entre os projetos premiados. Além disso, no dia 17 de janeiro, a fotógrafa Maria Abranches ministrará a oficina gratuita “Fotografia, Memória e Pertencimento: narrativas visuais sobre imigração”, destinada a fotógrafos e comunicadores.

A World Press Photo celebra 70 anos em 2025 e, nesta edição, o número de projetos premiados aumentou para 42, escolhidos de um total de 59.320 inscrições. A exposição passará por mais de 60 cidades ao redor do mundo.