O Feira Noise Festival, um dos maiores encontros de música e cultura independente da Bahia, retorna a Feira de Santana após cinco anos de pausa. O evento acontece de quarta-feira, 19, a domingo, 23, e contará com mais de 40 atrações em dois locais: a Casa Noise e o Ária Hall, com uma programação diversificada que inclui shows, painéis e oficinas.
Joelson Santos, produtor cultural e curador do evento, ressaltou a importância do retorno e a ambição da edição de 2025, destacando que este ano quebra recordes na programação. “É uma edição especial, porque estamos retomando o festival depois de cinco anos. Quebramos nossos recordes na programação: serão mais de 40 atrações musicais, além de painéis e oficinas”, contou.
No lineup do festival, artistas reconhecidos e novas promessas se apresentarão. No primeiro dia, a programação conta com Quixabeira da Matinha, Kareen Mendes e Rodrigo Borges. O dia 20 traz shows de Vivendo do Ócio, Cidade Dormitório e Don Maths. No dia 21, será a vez de Seu Pereira e Coletivo 401 e Cabuloso Trio, entre outros. O festival homenageará o cantor e compositor Dionorina, que se apresentará no dia 22, seguido por artistas como Braza e Tássia Reis.
Dionorina, que possui mais de 52 anos de carreira, destacou que a homenagem é um reconhecimento importante, afirmando que apresentará suas músicas em um show que retrata sua trajetória. “Esse Feira Noise está sendo muito importante para mim, porque é um reconhecimento em vida”, disse.
A curadoria do festival incluiu observação da cena musical e um processo seletivo que atraiu mais de 600 propostas de todo o Brasil e do exterior. Isso demonstra o compromisso em valorizar talentos em ascensão. “É um trabalho que exige atenção para conhecer e escutar cada um, valorizando talentos que às vezes passam despercebidos”, afirmou Santos.
O festival, que foi criado em 2009 pelo Feira Coletivo Cultural, retorna em um momento crítico pós-pandemia, buscando fortalecer a cultura independente na cidade. A estrutura deste ano garantirá shows ininterruptos e promoverá a Feira Camelô, voltada à economia criativa. O Feira Noise Festival 2025 é apoiado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e pelo Governo do Estado da Bahia.

