A Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) será realizada de 29 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposições, em Salvador, na Bahia. Durante este período, o evento funcionará como sede institucional da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), que reunirá serviços e informações direcionadas ao agro baiano.
O espaço se configurará como um amplo centro de serviços, conhecimento e inovação destinado a agricultores, pecuaristas, pescadores, estudantes e visitantes. O secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, destacou a importância da participação da Seagri na Fenagro, com o objetivo de conectar políticas públicas e fortalecer as oportunidades para os produtores. “Durante nove dias, levaremos nossa estrutura completa para a programação da Fenagro. Nossa meta é aproximar políticas públicas e garantir que todos encontrem, em um só lugar, serviços e informações técnicas sobre os projetos da Seagri”, afirmou.
A programação do evento contará com encontros estratégicos envolvendo gestores estaduais, incluindo reuniões com os secretários de agricultura da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e da SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia). Nesses encontros, serão firmados termos de cooperação focados na integração de políticas públicas e no fortalecimento de investimentos para que os estados sejam referência em inovação e sustentabilidade no setor agropecuário.
Entre os dias 1º e 5 de dezembro, dois auditórios estarão disponíveis simultaneamente para palestras e capacitações, ministradas por técnicos da Seagri e de instituições parceiras como a Embrapa e o MAPA. As Câmaras Setoriais do Sisal, Cacau, Dendê e Citrus também se reunirão para discutir os desafios e oportunidades dessas cadeias produtivas.
Além do gabinete montado especialmente para o evento, a Seagri disponibilizará um estande institucional com atendimento ao público, promovendo orientações técnicas, demonstrações tecnológicas e análises laboratoriais, como exames de solo, mel e água para irrigação, realizados pelo Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab). O Cetab também fará o tradicional Concurso do Mel.

