A Mouraria, no Centro Histórico de Salvador, recebe a partir de terça-feira, 18, a 1ª edição do Festival da Lambreta, um grande circuito gastronômico que promete animar a região até o dia 30 de novembro. O evento traz música e uma variedade de pratos à base da lambreta, iguaria típica da capital baiana, que simboliza momentos de felicidade entre amigos.
Seis estabelecimentos locais participam do festival: Bigu, Koisa Nossa, Mistura Perfeita, Oxente Menina, Bar da Crys e Destampa. Cada um deles apresenta sua própria versão do prato, incluindo temperos e acompanhamentos exclusivas, destacando a diversidade da culinária da região.
A programação ainda traz promoções especiais, como a oferta de duas cervejas com a terceira grátis, de segunda a quarta. Na compra de duas dúzias de lambreta, a terceira é cortesia da casa. Nos finais de semana, ocorre o "Esquenta do Bloco Os Internacionais", que animará o bairro com música e um combo especial de lambreta e petisco, preparado por cada restaurante.
Organizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o bloco Os Internacionais e comerciantes locais, o festival visa revitalizar a Mouraria, conhecida por sua tradição relacionada à lambreta. "O bloco Os Internacionais sempre teve sua sede na Mouraria e, com o retorno do grupo, surgiu a ideia de revitalizar a área", afirmou Antônio Walter Luna, diretor da instituição.
O evento também serve como uma estratégia de recuperação do bairro, semelhante a ações anteriores em outras partes do Centro Histórico, como Saúde e Santo Antônio Além do Carmo. "A Mouraria tem potencial para voltar a ser um ponto importante, com sua identidade ligada à boa gastronomia e à cultura local", disse Gegê Magalhães, diretor de Qualificação e Promoção do Turismo da Secult.
A proposta é que o Festival da Lambreta se torne uma atração permanente no calendário de eventos de Salvador, com o objetivo de beneficiar os comerciantes e envolver a comunidade local.

