A Fifa anunciou neste domingo, 14, que a premiação The Best 2025 ocorrerá em Doha, Catar, na próxima terça-feira, 16, a partir das 14h no horário de Brasília. Nesta edição, o atacante Raphinha, do Barcelona, figura como o único brasileiro na disputa pelo prêmio de “Melhor Jogador”. O atual vencedor é o também brasileiro Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid.
Apesar da menor participação brasileira na categoria principal, o Brasil conta com 11 jogadores indicados às vagas na "Seleção do Ano". Os goleiros são Alisson (Liverpool), Fábio (Fluminense), Weverton (Palmeiras) e John (Nottingham Forrest). Na defesa, destacam-se Thiago Silva (Fluminense), Marquinhos (PSG) e Gabriel Magalhães (Arsenal). No ataque, além de Raphinha, estão João Pedro (Chelsea) e Luiz Henrique (Zenit).
A escolha dos vencedores será efetuada por meio de uma combinação de votos populares e de especialistas. Neste ano, a Fifa registrou mais de 16 milhões de votos, os quais terão um peso de 25% na nota final. O restante, 75%, será dividido entre capitães de equipes, técnicos e jornalistas, conferindo um formato transparente ao processo de seleção.
Entre os candidatos ao prêmio de “Melhor Jogador” também estão nomes como Ousmane Dembélé (França e PSG), Kylian Mbappé (França e Real Madrid) e Mohamed Salah (Egito e Liverpool). Na categoria de “Melhor Jogadora”, destacam-se figuras como Aitana Bonmatí (Espanha e Barcelona) e Alexia Putellas (Espanha e Barcelona), entre outras.
Os resultados da cerimônia de entrega de prêmios da Fifa refletem o desempenho e a popularidade dos atletas em um ano marcado por grandes competições.

