A nova orla de Pituaçu foi inaugurada no último sábado, 6, em Salvador, na Bahia, com mais de três quilômetros de intervenções que incluem quadras, quiosques e parques. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e outras autoridades municipais, além de representantes da Orla Brasil, a empresa responsável pela concessão do Parque Urbano da Orla Pituaçu.
As melhorias implementadas vão da Ponte Rio das Pedras até a 3ª Ponte. Foram entregues quatro campos de futebol e 20 quadras, incluindo poliesportivas, de beach tênis, de tênis e de futmesa. Também foram construídas três academias e uma ciclovia com três quilômetros de extensão. O investimento total na requalificação da orla foi de R$ 135.423.758,73.
Bruno Reis destacou que esta é uma das maiores obras realizadas em Salvador com recursos próprios da Prefeitura, afirmando que, atualmente, a cidade pode investir simultaneamente em diversas áreas, sem a necessidade de escolher entre recuperar a orla ou construir hospitais e escolas. “Hoje, essa cidade não precisa mais escolher entre fazer um trecho de orla ou entregar grandes escolas”, disse.
Para as famílias, a nova orla oferece quatro parques infantis e 25 quiosques, dos quais 13 funcionam como restaurantes e outros cinco são especializados na comercialização de acarajé. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com a administração a cargo da Orla Brasil. Tânia Scofield, presidente da FMLF, ressaltou a importância das mudanças na infraestrutura, que permitiram a criação de um espaço amplo e adequado para lazer e esportes.
Além das intervenções na orla, foi inaugurado o Palco Nelson Rufino, que homenageia um ícone do samba na Bahia. A cerimônia contou com a presença do artista, que fez uma apresentação ao lado da banda Batifun. A partir de 22 de dezembro, o palco terá uma programação diária de shows de samba.
A nova orla representa um importante legado para Salvador, contribuindo para o fomento do turismo e a valorização cultural da região, com um espaço que promete atrair tanto moradores quanto visitantes.

