Entretenimento

Neto Rodrigues é o novo Rei Momo do Carnaval de Salvador 2026

Neto Rodrigues, de 45 anos, realiza o sonho e é escolhido Rei Momo do Carnaval de Salvador 2026, com a missão de abrir oficialmente a folia na capital baiana.
Por Redação
Neto Rodrigues é o novo Rei Momo do Carnaval de Salvador 2026

Neto Rodrigues, eleito o Rei Momo 2026 -

Compartilhe:

A folia momesca de Salvador, na Bahia, já tem seu anfitrião oficial para o Carnaval de 2026! Nesta sexta-feira, 6, Neto Rodrigues, de 45 anos, conquistou o tão cobiçado título de Rei Momo, durante uma emocionante disputa que agitou a Praça de Alimentação do Shopping Bela Vista. Com o apoio caloroso do público que passava pelo local, Neto superou outros sete candidatos e agora tem a missão de receber as chaves da cidade e dar o pontapé inicial na maior festa popular do planeta.

A Emoção de Uma Conquista Suada

Para Neto Rodrigues, a vitória teve um sabor especial de superação. Esta foi sua quinta tentativa consecutiva de alcançar o trono, e a persistência finalmente deu frutos.

“Esse é o meu quinto ano consecutivo tentando e dessa vez consegui. É muita emoção, estou tão emocionado que eu não tenho muitas palavras, mas é uma felicidade única conseguir levar essa coroa tão suada, porque não foi fácil, mas eu estou muito feliz e agradecido, tanto a Deus, quanto a essa galera linda que está aqui para fazer o Carnaval junto comigo”, disse o novo Rei Momo, com a voz embargada pela alegria.

Além da honra de ser o rosto do Carnaval, Neto Rodrigues levou para casa um prêmio de R$ 10 mil e um traje completo exclusivo. A vestimenta, assinada pela renomada marca Meninos Rei, celebra a conexão entre a moda autoral, a ancestralidade e a rica tradição da folia baiana.

A Importância de Preservar a Tradição

Apesar da empolgação com a escolha de Neto, a tradição do Rei Momo em Salvador vez ou outra entra em pauta, com questionamentos sobre sua relevância nos dias atuais. No entanto, para Jairo da Mata, presidente da Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia (FCCBA), a história desse personagem deve ser valorizada e mantida viva.

“Nós temos a cada ano melhorado o concurso e a partir da retomada do Rei Momo, o candidato tem sido escolhido pelos jurados e a sociedade tem abraçado com muita simpatia. O Rei Momo da cidade tem elevado o espírito lúdico da festa, que tem se perdido no Carnaval de Salvador e esse personagem tem o viés de voltar com esse lúdico da festa”, afirmou Jairo da Mata, reforçando o papel do Rei Momo em resgatar a magia e a brincadeira que são a essência do Carnaval.

A escolha do Rei Momo, realizada pela FCCBA desde 1990, já coroou personalidades que marcaram a cultura baiana. Entre os nomes ilustres que já vestiram a coroa, estão:

  • Clarindo Silva (2008), o conhecido proprietário da Cantina da Lua;
  • O cantor e compositor Gerônimo Santana (2009);
  • E o talentoso músico Pepeu Gomes (2010).

A eleição de Neto Rodrigues garante que a tradição continue, prometendo um Carnaval 2026 repleto de alegria e com a simbologia do Rei Momo para guiar a folia.