A possibilidade de Neymar vestir a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 é um dos assuntos mais comentados no mundo do futebol. Nesse domingo, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, conversou com a TV Globo e jogou a bola no campo do técnico Carlo Ancelotti.
Xaud foi direto: a decisão de chamar ou não o atacante para o Mundial está 100% nas mãos do treinador, que tem total liberdade para montar o time. Segundo o presidente, a CBF não se mete nas escolhas da comissão técnica e o objetivo principal é ter os melhores jogadores para buscar o tão sonhado Hexacampeonato.
Ancelotti tem a palavra final, diz presidente da CBF
O dirigente fez questão de valorizar Neymar, reconhecendo sua importância para o futebol brasileiro e para a Seleção ao longo dos anos.
"O Neymar é um grande jogador e um grande ídolo. A gente sempre espera que ele esteja bem pra ajudar a seleção brasileira, como já ajudou em muitos anos, e como já ajudou o futebol brasileiro", disse Samir Xaud.
No entanto, ele reforçou que a decisão final não passa por ele:
"Isso [convocação para a Copa-2026] é uma coisa da comissão técnica. Eu não interfiro, é 100% de autonomia para o Ancelotti. O que a gente espera é ter os melhores jogadores e mais preparados pra trazer o tão sonhado Hexa".
A declaração de Xaud ganha ainda mais peso porque veio horas depois de um apelo público do próprio Neymar ao técnico italiano. No último sábado, em São Paulo, durante o show “Tardezinha”, o atacante do Santos subiu ao palco e pediu uma "ajuda" de Ancelotti para ser lembrado nas convocações.
Neymar faz apelo público ao técnico
Com um microfone na mão e diante de milhares de pessoas, Neymar prometeu empenho máximo e garantiu aos torcedores que faria de tudo para trazer a taça para o Brasil.
"Nós vamos fazer o impossível para trazer a Copa (do Mundo) para o Brasil. Em julho, vocês podem me cobrar. Alô, Ancelotti, ajuda 'nóis'", disse o craque, em fala transmitida ao vivo em uma live do cantor Thiaguinho.
Desde que Carlo Ancelotti assumiu o comando da Seleção Brasileira, Neymar ainda não foi chamado para nenhuma partida. As próximas oportunidades para um possível retorno são os amistosos contra França e Croácia, marcados para a Data Fifa de março de 2026.
Momento atual de Neymar e os desafios
Atualmente com 33 anos, o futuro de Neymar no futebol ainda tem algumas incertezas. Ele ainda não renovou seu contrato com o Santos e vem de uma temporada de 2025 bastante afetada por problemas físicos. Ao longo do ano, ele disputou 28 partidas pelo "Peixe", marcando 11 gols e dando quatro assistências, mas conviveu com diversas lesões.
Apesar do histórico de lesões e da idade avançada para o futebol de alto nível, a expectativa dos torcedores em ver Neymar de volta à Seleção é grande. Com a palavra final com Ancelotti, resta aguardar os próximos passos do técnico e o desempenho de Neymar em campo para saber se o craque realizará seu desejo de buscar o Hexa.

