Os restos mortais de Pedro Sousa Santos, um menino quilombola de seis anos que estava desaparecido desde 15 de dezembro de 2023, foram encontrados no dia 2 de maio, em uma mata fechada na comunidade Gameleira do Dida, em Campo Formoso, na Bahia. A confirmação da identidade ocorreu nesta quarta-feira, 26, após exames de DNA realizados pela Polícia Civil.
Segundo o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o material biológico foi coletado e enviado ao laboratório no dia 13 de maio. O primeiro exame, realizado em julho, apresentou resultados inconclusivos devido ao estado de degradação da amostra, levando à necessidade de um novo teste que confirmou a identidade do menino.
A PC informou que, até o momento, não foi possível determinar a causa da morte. Novos exames periciais foram solicitados na tentativa de esclarecer as circunstâncias do falecimento. A Coordenadoria de Polícia Técnica de Senhor do Bonfim seguiu as diretrizes protocolares e fez várias tentativas de contato com a família, que, após ser informada, autorizou a liberação dos restos mortais.
O sepultamento de Pedro Sousa Santos está agendado para a tarde de hoje, 26, na comunidade quilombola onde ele vivia.
No dia do desaparecimento, Pedro foi visto pela última vez ao caminhar em direção a um campo de futebol nas proximidades de sua casa. Relatos de familiares indicam que, na ocasião, ele estava brincando em frente ao imóvel quando desapareceu.

