A temporada de 2025 do futebol brasileiro acabou há pouco, com o Corinthians levantando a taça da Copa do Brasil após vencer o Vasco. Um pouco antes, o Campeonato Brasileiro também teve seu desfecho, e a CBF aproveitou para premiar os grandes talentos da competição. O prêmio de Craque do Campeonato foi para o meio-campista Arrascaeta, estrela do Flamengo.
Mas, em meio a essas celebrações, um detalhe curioso e que talvez você não saiba: os maiores vencedores dessa premiação individual são, hoje, peças-chave do Bahia. Sim, é isso mesmo! Mesmo que esses troféus de 'melhor do campeonato' não tenham sido conquistados vestindo as cores azul, vermelho e branco do Esquadrão.
Estamos falando do técnico Rogério Ceni, que comanda a equipe à beira do campo, e do meio-campista Éverton Ribeiro, o camisa 10 que brilha dentro das quatro linhas. Eles são os únicos na história do futebol brasileiro a conseguir o título de Craque do Campeonato Brasileiro por duas vezes. Uma marca e tanto para o time baiano, que tem essas duas grandes referências em seu elenco.
Rogério Ceni: O Goleiro-Artilheiro que Virou Craque
Antes de pendurar suas luvas e se dedicar à carreira de treinador, Rogério Ceni dominou o cenário do Brasileirão. Ele foi eleito o craque da competição de forma consecutiva nos anos de 2006 e 2007. Naquela época, defendendo as cores do São Paulo, Ceni era muito mais que um goleiro: era o capitão, o líder e, pasme, um dos artilheiros do time em algumas temporadas, famoso por seus gols de falta e pênalti.
Éverton Ribeiro: O Maestro Bicampeão
Já Éverton Ribeiro também conquistou o prêmio de Craque do Brasileirão duas vezes seguidas, em 2013 e 2014. Ele foi o grande nome daquele Cruzeiro que se sagrou bicampeão brasileiro, mostrando todo seu talento e consolidando-se como um dos melhores jogadores do país em sua posição.
“É uma honra ter no nosso elenco dois nomes que fizeram história no Campeonato Brasileiro. Ceni e Éverton Ribeiro são exemplos de dedicação e talento, e suas conquistas mostram o calibre de profissionais que temos no Bahia. É inspirador para todos nós”, comenta um membro da diretoria, destacando a importância dos atletas.
A história da premiação do Craque do Brasileirão já consagrou diversos talentos ao longo dos anos. Confira a lista completa dos jogadores que levaram o troféu para casa:
- 2005: Carlos Tévez (Atacante, Argentina) – Corinthians
- 2006: Rogério Ceni (Goleiro, Brasil) – São Paulo
- 2007: Rogério Ceni (Goleiro, Brasil) – São Paulo
- 2008: Hernanes (Meio-campista, Brasil) – São Paulo
- 2009: Diego Souza (Meia-atacante, Brasil) – Palmeiras
- 2010: Darío Conca (Meia-atacante, Argentina) – Fluminense
- 2011: Neymar (Atacante, Brasil) – Santos
- 2012: Fred (Atacante, Brasil) – Fluminense
- 2013: Éverton Ribeiro (Meia-direita, Brasil) – Cruzeiro
- 2014: Éverton Ribeiro (Meia-direita, Brasil) – Cruzeiro
- 2015: Renato Augusto (Meio-campista, Brasil) – Corinthians
- 2016: Gabriel Jesus (Atacante, Brasil) – Palmeiras
- 2017: Jô (Atacante, Brasil) – Corinthians
- 2018: Dudu (Atacante, Brasil) – Palmeiras
- 2019: Bruno Henrique (Atacante, Brasil) – Flamengo
- 2020: Claudinho (Meia-atacante, Brasil) – Red Bull Bragantino
- 2021: Hulk (Atacante, Brasil) – Atlético-MG
- 2022: Gustavo Scarpa (Meia-atacante, Brasil) – Palmeiras
- 2023: Prêmio cancelado*
- 2024: Luiz Henrique (Ponta, Brasil) – Botafogo
- 2025: Arrascaeta (Meia-atacante, Uruguai) – Flamengo
*Em 2023, a premiação não aconteceu devido a um período conturbado na CBF, que incluiu o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues por 27 dias. Essa situação gerou atrasos em várias decisões administrativas, inclusive na entrega do tão esperado prêmio.

