Curiosidades e tecnologia

Salvador recebe centro gratuito de detecção do câncer de pulmão com tecnologia avançada

Em Salvador, no dia 13, será inaugurado o primeiro centro de detecção do câncer de pulmão, oferecendo atendimentos gratuitos para o SUS.
Por Redação
Salvador recebe centro gratuito de detecção do câncer de pulmão com tecnologia avançada

Centro é referência nacional -

Compartilhe:

Na quarta-feira, 13, será inaugurado em Salvador e na Região Metropolitana da Bahia o primeiro centro de referência nacional para o rastreamento e a detecção precoce do câncer de pulmão. O Instituto ProPulmão se destaca como o primeiro modelo brasileiro a integrar a ciência, a tecnologia e a compaixão, utilizando inteligência artificial para identificar pacientes com maior risco de doenças torácicas, oncológicas e cardiovasculares.

Financiado pela Bristol Myers Squibb Foundation, o ProPulmão atuará em parceria com a Fundação Bahiana de Cardiologia e Combate ao Câncer (FBCCC). Com mais de uma década de experiência em diagnóstico precoce, o Instituto tem buscado aprimorar suas práticas em comunidades de todo o país.

Os atendimentos oferecidos serão gratuitos e estarão disponíveis para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em uma sede localizada em Lauro de Freitas, na RMS, e na Fundação Baiana de Cardiologia, em Salvador. Os serviços começarão ainda este ano, contribuindo para um acesso mais amplo ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de pulmão.

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no mundo e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), registra cerca de 1,7 milhão de novos casos anualmente. No Brasil, essa doença corresponde à quarta maior causa de morte, com mais de 32 mil novos casos esperados até o final de 2023, a maioria diagnosticada em estágios avançados. A Bahia concentra 17,9% dos casos nacionais, o que ressalta a importância de iniciativas para melhorar o acesso à saúde na região.