Apesar de ter um confronto importante pelo Campeonato Brasileiro marcado para o meio da semana, o Vasco não pensou duas vezes e entrou com seu time principal no último domingo, 8. O objetivo era vencer o clássico contra o Botafogo, apelidado de “clássico da amizade”, e o Cruzmaltino conseguiu, fazendo 2 a 0 com gols de Philippe Coutinho e Brenner.
Depois da vitória, o técnico Fernando Diniz explicou por que escolheu usar os titulares. Ele disse que o “time tem saúde para jogar hoje e contra o Tricolor”, destacando a necessidade do resultado. Vale lembrar que o Vasco já estava classificado, mas essa vitória mudou o caminho da equipe no mata-mata do Campeonato Carioca, quebrando o roteiro original.
Planejamentos diferentes: Vasco x Bahia
Essa estratégia vascaína contrasta bastante com o que o Bahia vem fazendo. O time do técnico Rogério Ceni decidiu rodar o elenco neste início de temporada. A ideia é preservar os jogadores mais importantes para o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e, quem sabe, a Copa Libertadores, competições que o Esquadrão de Aço vai disputar.
“O planejamento foi para um jogo importante. Colocamos o time mais forte para vencer o jogo. É um time que tem saúde para jogar hoje e contra o Bahia. Se estivesse definido ontem (os confrontos), entraríamos diferente. Para o cenário de hoje, foi a estratégia mais acertada. O mais importante foi a vitória”, comentou Fernando Diniz em entrevista coletiva.
Para o Vasco, essa aposta na força máxima no estadual também serve para buscar confiança. O time precisa muito de um bom resultado no Brasileirão, já que perdeu para o Mirassol e empatou em casa com a Chapecoense nas duas primeiras rodadas. A pressão por uma vitória é grande.
Bahia vive bom momento e projeta duelo duro
Enquanto o Vasco busca se firmar, o Bahia vive um momento de muita confiança. Apesar de ter empatado com Fluminense e Juazeirense, o time segue invicto em 2026, com sete vitórias em nove jogos. Essa fase positiva, cheia de triunfos, não tem faltado no CT Evaristo de Macedo.
O técnico Rogério Ceni falou sobre o encontro desses dois momentos e planejamentos diferentes após o empate de 1 a 1 contra o Fluminense, na Arena Fonte Nova. Ceni ressaltou a força do Vasco jogando em casa e previu que o adversário “vai estar na briga com a gente” no Brasileirão.
“Eu não considero um confronto entre eu e ele. Já nos confrontamos bastante porque somos de gerações parecidas, jogamos desde a Copa São Paulo. O confronto é Vasco e Bahia, Vasco é uma equipe muito forte. Muito forte jogando em casa. Temos que encaixar o jogo contra um adversário que vai estar na briga com a gente. Eu não sei, eu vivo o jogo naturalmente, sou assim. A gente tenta fazer nosso melhor. Seria importante vencer, sair líder do Campeonato. Mas contra Corinthians e Fluminense, brigando de igual para igual, é muito importante”, disse Ceni.
O aguardado confronto entre Bahia e Vasco acontece nesta quarta-feira, dia 11, às 21h30, em São Januário. A partida é válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro e promete ser um jogo com estratégias bem distintas em campo.

