A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) deu início à preparação dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, que deverá começar os testes operacionais em 2026. Os primeiros módulos chegaram à capital baiana nesta quinta-feira, 4, e foram instalados no pátio de manutenção na Calçada, onde já estão sendo movimentados para a área de oficina.
No local, as equipes técnicas iniciaram as atualizações dos softwares dos veículos e a checagem das Interfaces Homem-Máquina (IHM). Esta fase é crucial e antecede os testes dinâmicos no trecho inicial do projeto, que está previsto para começar em janeiro próximo, cobrindo a distância entre Calçada e Lobato.
Os sete trens que foram apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues na quarta-feira, 3, estão agora acoplados e receberam energia para ajustes nas configurações. Essa etapa de avaliações deve durar cerca de seis meses, enquanto a operação assistida, realizada sob monitoramento, está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2026.
O VLT de Salvador, que representa um investimento total de R$ 5,4 bilhões, terá um trajeto de 40 quilômetros com 42 paradas em três segmentos: o primeiro conectará o Comércio à Ilha de São João; o segundo ligará Paripe a Águas Claras; e o terceiro seguirá de Águas Claras até Piatã. A conclusão das obras está projetada para 2028.

