Política

Wagner Moura pode receber Comenda 2 de Julho na Bahia

O ator baiano Wagner Moura pode receber a Comenda 2 de Julho, a maior honraria da Alba, por sua trajetória no cinema e posicionamento político, impulsionado por sua carreira de sucesso.
Por Redação
Wagner Moura pode receber Comenda 2 de Julho na Bahia

Wagner Moura recebeu diversos por sua atuação em O Agente Sereto, longa dirigido por Kleber Mendonça Filho. -

Compartilhe:

O ator baiano Wagner Moura, um dos nomes mais celebrados do cinema mundial, pode receber uma importante homenagem em sua terra natal. A vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Fátima Nunes (PT), protocolou um projeto de resolução para conceder a ele a Comenda 2 de Julho, a maior honraria que a Casa pode dar a alguém.

A proposta busca reconhecer a trajetória do artista, que nasceu em Salvador, na Bahia, em 27 de junho de 1976. Sua infância foi vivida no município de Rodelas, também na Bahia, antes de ele se aventurar pelos palcos da capital baiana. Aos 16 anos, Wagner Moura já mostrava seu talento em peças como "Cuida Bem de Mim" e "A Casa de Eros", marcando o início de uma carreira brilhante na dramaturgia.

Uma Carreira de Sucessos e Reconhecimento Internacional

A deputada Fátima Nunes destacou a longa e bem-sucedida jornada de Wagner Moura no cinema. Ele estrelou filmes que viraram grandes sucessos de bilheteria e crítica, como "Ó Pai, Ó" e os aclamados "Tropa de Elite 1 e 2". Mais recentemente, o ator conquistou prêmios de melhor ator em alguns dos eventos mais importantes do cinema global, como o Festival de Cannes e o Globo de Ouro, graças à sua atuação no filme "O Agente Secreto", lançado em 2025.

“É inegável a contribuição deste grandioso artista para a arte, a cultura e, principalmente, para o cinema brasileiro. Wagner Moura carrega o nome da Bahia para o Brasil e para o mundo”

Argumentou Fátima Nunes, ressaltando o impacto cultural do ator.

Além de seu trabalho artístico, a deputada também fez questão de mencionar o posicionamento político de Wagner Moura, conhecido por ser declaradamente de esquerda e um crítico ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Crítico ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o qual classifica como um fascista, Wagner Moura tem levado sua ideologia e sua consciência política para o mundo, quando destaca a importância do fortalecimento da democracia e o combate ao autoritarismo no nosso país”

Disse a petista, evidenciando o engajamento do ator em questões sociais e políticas.

Próximos Passos na Alba e Expectativas para o Oscar

A proposta para conceder a Comenda 2 de Julho a Wagner Moura será analisada pela Assembleia Legislativa da Bahia a partir do dia 3 de fevereiro, quando os parlamentares retornam do recesso. Para que a homenagem seja confirmada, é preciso que a maioria dos deputados vote a favor no plenário da Casa.

Enquanto isso, a vitória de "O Agente Secreto" e de Wagner Moura no Globo de Ouro intensificou as expectativas para o Oscar 2026. Essas conquistas impulsionam a campanha do filme brasileiro para a principal premiação do cinema mundial, cuja cerimônia está marcada para 15 de março. A lista completa dos indicados para a 98ª edição do Oscar será divulgada em 22 de janeiro, às 10h30, e o anúncio poderá ser acompanhado pelas redes sociais da premiação, incluindo o canal oficial no YouTube. A votação que definiu os indicados aconteceu entre os dias 12 e 16 de janeiro.