Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos pela Polícia Militar na noite de terça-feira, 4 de novembro, em Cáceres, no Mato Grosso, ao serem flagrados com uma submetralhadora. A dupla confessou que havia sido enviada pelo Comando Vermelho (CV) para executar um traficante rival, em um plano de homicídio que foi desarticulado antes da concretização.
Os jovens chegaram à cidade no dia 3, trazendo ordens de um membro do CV que cumpre pena em uma penitenciária. O crime seria uma forma de quitar uma dívida com a facção criminosa. A operação policial ocorreu em uma residência já conhecida por ser abrigo de criminosos e por ter sido palco de um assassinato anterior.
Durante a abordagem, um dos adolescentes tentou escapar pulando um muro, mas foi capturado após um cerco. O segundo acabou sendo encontrado escondido em uma casa vizinha. Na residência, os policiais apreenderam uma submetralhadora, dois carregadores e 36 munições, armamento de uso restrito frequentemente utilizado em confrontos urbanos por facções.
Os menores admitiram que aguardavam novas instruções para realizar o homicídio, que estaria previsto para ocorrer ainda nesta semana. A PM, que também investigou um assentamento próximo onde os suspeitos poderiam ter se escondido, não encontrou materiais ilícitos no local.
Conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, os adolescentes permanecem à disposição da Justiça enquanto as investigações continuam para identificar quem ordenou o homicídio e monitorar a atuação do Comando Vermelho na região de fronteira com a Bolívia.

