Uma operação integrada das forças de segurança pública resultou em um intenso confronto e na apreensão de um verdadeiro arsenal de guerra na manhã desta quinta-feira, 6, na localidade de Caraíva, em Porto Seguro, no sul da Bahia. A ação, denominada Operação Vértice I, foi deflagrada pela Força-Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro, com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, e visou integrantes do Comando Vermelho, suspeitos de serem responsáveis por diversos homicídios na região.
As investigações indicavam que o grupo estava espalhando medo entre moradores e turistas ao publicar nas redes sociais vídeos exibindo armamentos de grosso calibre e fazendo ameaças a comerciantes locais. O cumprimento do mandado de busca e apreensão nesta manhã foi o resultado direto dessas apurações, conduzidas pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), contando com a participação do CORE, BOPE e do 8º Batalhão da PM.
Durante a operação, as equipes foram recebidas a tiros e reagiram em legítima defesa. Cinco suspeitos, identificados como lideranças locais da facção, foram atingidos e socorridos imediatamente após o confronto. Conforme informações da polícia, o grupo é conhecido pela violência com que ataca suas vítimas e pela ostentação de armamentos nas redes sociais.
No local onde os suspeitos estavam escondidos, os agentes encontraram um grande volume de armamentos e materiais relacionados ao tráfico de drogas, incluindo dois fuzis, uma submetralhadora, duas pistolas, uma granada, drogas, uma farta quantidade de munição, rádios comunicadores, cadernos com anotações sobre o comércio de drogas e uma balança de precisão.
A Polícia Federal informou que a operação segue em andamento, com o objetivo de enfraquecer a atuação da facção na região e garantir a segurança aos moradores e turistas de Caraíva, um dos principais destinos turísticos do sul da Bahia.

