A Polícia Militar apreendeu 55 aves silvestres que estavam sendo comercializadas ilegalmente em Simões Filho, na Bahia, neste sábado, 6. Durante uma ação de fiscalização, os policiais conseguiram resgatar diversas espécies, incluindo papa-capim, cardeal, tico-tico, trinca-ferro e canário-da-terra. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para receber os cuidados necessários.
Dois homens foram detidos durante a operação e apresentados à delegacia, onde deverão responder pelas infrações cometidas. O comércio ilegal de aves silvestres é considerado crime no Brasil, respaldado por duas leis: a Lei Federal de Proteção à Fauna (nº 5197/67) e a Lei de Crimes Ambientais (nº 9605/98), que visam proteger a fauna nacional.
Esse tipo de atividade criminosa é alarmante, uma vez que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de comércio ilegal de animais silvestres, ficando atrás do tráfico de drogas e armas. Estima-se que cerca de 38 milhões de animais estejam envolvidos em atividades de tráfico anualmente no país, evidenciando a gravidade da situação e a necessidade de ações efetivas de fiscalização e resgate.

