Para reforçar o combate à violência na Bahia, a Polícia Militar recebeu 1.865 novos soldados durante cerimônia de formatura realizada na última sexta-feira (5), na Vila Militar, nos Dendezeiros, no bairro do Bonfim, em Salvador.
Deste total, 1.077 (aproximadamente 58%) serão destacados para Salvador e Região Metropolitana, enquanto 788 novos agentes atuarão em diversas localidades do interior, incluindo Ilhéus, Juazeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Barreiras e Irecê. A ampliação do efetivo visa melhorar a segurança pública e proporcionar um suporte mais robusto nas diversas comunidades.
O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que destacou a importância de uma polícia bem treinada.
“Uma polícia preparada salva vidas, previne o crime e atua com respeito e responsabilidade. Vamos continuar ampliando o efetivo, mas, principalmente, garantindo que cada policial tenha condições de atuar com dignidade, segurança e respeito à lei”,ressaltou o governador.
A nova turma de soldados passou por 37 disciplinas que abarcam desde preservação da prova até direitos humanos e gestão de crises. O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que a formação segue padrões avançados de capacitação.
“Somando as turmas formadas ao longo dos últimos três anos, já são mais de 8.500 policiais incorporados ao Estado, e ainda temos cerca de 2 mil em formação, garantindo novos reforços para o próximo ano”,completou.
Esse crescimento no efetivo policial tem como objetivo fortalecer as operações e a presença policial, além de elevar a capacidade de investigação e combate ao crime em todo o estado da Bahia.

