Política

Bahia inicia em 2026 projeto de inovação na agropecuária para enfrentar pragas

Em 2026, a Bahia lançará um projeto para inovação na agropecuária, visando enfrentar pragas e mudanças climáticas com a parceria da Seagri.
Por Redação
Bahia inicia em 2026 projeto de inovação na agropecuária para enfrentar pragas

Bahia aposta em inteligência artificial para fortalecer a inovação no agro -

Compartilhe:

A Bahia dará início, em 2026, a um projeto inédito para enfrentar pragas e mudanças climáticas por meio de um extenso levantamento sobre o ecossistema de inovação agropecuária do estado. A iniciativa foi definida durante a terceira reunião do programa Mapa Conecta Bahia, promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), realizada na quinta-feira, 4, no Pavilhão do Governo, durante a Fenagro 2025, no Parque de Exposições de Salvador.

Atualmente, o Mapa Conecta Bahia envolve cerca de 30 instituições do setor público e privado, e a proposta é que cada uma delas compartilhe os dados disponíveis sobre inovação no campo. As informações obtidas serão consolidadas em um diagnóstico estadual, que visa identificar avanços, gargalos e prioridades no desenvolvimento tecnológico da agropecuária baiana, abordando questões como mudanças climáticas, combate a pragas e aumento da produtividade.

De acordo com a assessora técnica da Seagri, Waleska Viana, o objetivo do trabalho é aproximar diferentes atores do setor agropecuário.

“Vamos criar uma metodologia própria para conectar o produtor, que tem suas demandas, ao pesquisador, que formula soluções, e às startups, que desenvolvem ferramentas para aplicá-las. Com o diagnóstico em mãos, definiremos as regiões prioritárias para as ações”, explicou.

A consultora de inovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Patrícia Fonseca, destacou a importância de ampliar a rede de parceiros.

“Com esses dados, conseguimos entender o potencial e os gargalos de cada região da Bahia e construir um plano de ação robusto. Queremos fortalecer todo o ambiente de inovação, do pequeno agricultor às startups”, afirmou.

As discussões sobre inovação na agropecuária prosseguirão nesta sexta-feira, 5, com a palestra “Compartilhando iniciativas de inovação para o fortalecimento da agropecuária no Brasil”, apresentada por Patrícia Fonseca no Auditório do Pavilhão do Governo.

O Mapa Conecta é parte de uma rede nacional que busca modernizar e tornar o campo brasileiro mais competitivo, integrando governos, setor produtivo, universidades, empresas de tecnologia, centros de pesquisa e startups. A plataforma utilizará inteligência artificial para conectar demandas e soluções, além de apoiar a formulação de políticas públicas e incentivar novos negócios.