O Bahia está classificado pela segunda vez consecutiva para a fase preliminar da Copa Libertadores e aguarda o término das competições sul-americanas para conhecer seus possíveis adversários. Ao todo, 19 clubes disputarão a pré-Libertadores em busca de quatro vagas na fase de grupos.
O formato da pré-Libertadores é composto por três fases eliminatórias. O Bahia, que terminou na sétima posição do Campeonato Brasileiro, inicia sua participação na segunda fase, assim como o Botafogo, que finalizou em sexto. Neste ano, a equipe carioca pode ter a oportunidade de avançar diretamente para a fase de grupos, dependendo do resultado da Copa do Brasil, cuja decisão no torneio poderá favorecer o São Paulo.
Na primeira fase, a competição contará com seis equipes que se enfrentarão em três confrontos diretos, com os vencedores seguindo para a segunda fase. Esta etapa terá seu sorteio realizado em 18 de fevereiro, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Os clubes serão divididos em dois potes: o Pote 1 abrigará os oito melhores ranqueados e o Pote 2 reunirá os classificados antecipadamente e os vencedores da etapa inicial.
As datas confirmadas para a pré-Libertadores são: a primeira fase terá início em 3 de fevereiro, envolvendo clubes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela; a segunda fase verá o Bahia em campo nos dias 18 e 25 de fevereiro; e a terceira fase está prevista para os dias 4 e 11 de março.
Até o momento, os seguintes clubes estão confirmados para a fase preliminar: na 1ª fase, estão 2 de Mayo (PAR), Juventud (URU), Deportivo Táchira (VEN), Alianza Lima (PER) e Universidad Católica (EQU); na 2ª fase, foram confirmados Argentinos Juniors (ARG), Botafogo (BRA), Bahia (BRA), O'Higgins (CHI), Guaraní (PAR), Liverpool (URU) e Carabobo (VEN).

