O cenário político da Bahia está movimentado, e o secretário municipal de governo, Cacá Leão (PP), não poupou palavras ao comentar as recentes especulações envolvendo o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP). Nesta sexta-feira, dia 13, Cacá Leão reafirmou sua confiança na permanência de Cocá no grupo de oposição ao governo do Palácio de Ondina e ainda fez uma sugestão ousada para as eleições de outubro: ter Zé Cocá como vice na chapa majoritária.
Nos últimos dias, a presença do prefeito de Jequié em diversas agendas ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) acendeu um alerta e gerou muitos comentários nos bastidores políticos. Essa aproximação levantou a dúvida se Zé Cocá, que até então era um crítico do governo estadual, poderia mudar de lado antes do pleito. Porém, Cacá Leão demonstra firmeza em sua crença.
"Zé é um grande quadro do Progressistas, é um grande quadro da política da Bahia. A história dele fala por si só. Eu, particularmente, acredito e tenho defendido que ele permaneça conosco, que ele esteja conosco. Eu inclusive já defendi que Zé Cocá seja o nome do Progressistas apresentado para compor uma possível chapa com ACM Neto, na condição de vice-governador. Acho que ele representa bem o interior", declarou Cacá Leão.
Apesar do que ele chamou de "flerte" do governo estadual, o secretário está convencido de que Zé Cocá seguirá na base oposicionista. Leão aproveitou para criticar a administração de Jerônimo Rodrigues, expressando um desejo de mudança que, segundo ele, toma conta do estado. "O desejo de mudança que toma conta da Bahia, ele também sente lá em Jequié. A gente tem hoje um governo que não atende às expectativas dos baianos, e os baianos querem mudar, e eu tenho certeza que o Zé Cocá vai ser peça-chave nesse processo de mudança", completou.
Angelo Coronel e o fortalecimento da oposição
Outro ponto abordado por Cacá Leão foi a possível movimentação do senador Angelo Coronel. Espera-se que Coronel, que atualmente faz parte do PSD, deixe o partido em breve para se juntar a uma sigla da base de oposição ao governo da Bahia. Cacá Leão fez questão de lembrar a forte amizade de Coronel com seu pai, o deputado federal João Leão (PP).
Para o secretário, Angelo Coronel é o senador baiano que verdadeiramente representa os interesses dos municípios. "Não é à toa que tem tido a declaração de apoio de diversos prefeitos, de diversos vereadores, pelo trabalho que ele faz e a defesa que ele faz. Ele ontem já se encontrou com o prefeito Bruno Reis, com ACM Neto... Ele vai precisar definir, nos próximos dias, logo depois do Carnaval", disse Cacá.
O Progressistas já está de portas abertas. Cacá Leão revelou ter feito um convite direto para que o senador e seus aliados se unam ao partido, reforçando o time da oposição. "Já fiz o convite também para que ele, se do desejo dele, que venha para o Progressistas, ingressar nas nossas fileiras, engrossar o nosso time, tanto ele quanto os deputados Diego Coronel, Coronel Filho, e tantos amigos que acompanham o senador Coronel", finalizou.

