Política

Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz pena de Jair Bolsonaro

Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz pena de Jair Bolsonaro, resultado de votação conturbada com divisões na bancada baiana.
Por Redação
Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz pena de Jair Bolsonaro

Deputados Capitão Alden (PL), Pastor Sargento Isidório (AVANTE), e deputada Lídice da Mata (PSB) -

Compartilhe:

Na madrugada de quarta-feira, 10, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei da Dosimetria, que reduz a pena dos envolvidos no golpe de Estado ocorrido em 8 de janeiro de 2023, beneficiando diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso desde 22 de novembro em Brasília.

A votação, que aconteceu após uma sessão conturbada iniciada na tarde de terça-feira, 9, incluiu a expulsão do deputado Glauber Braga (PSOL) da presidência, a retirada dos jornalistas do plenário e o corte na transmissão pela TV Câmara. Apesar das confusões, o projeto foi aprovado no final da noite.

Como votou cada deputado baiano no projeto que reduz pena de Bolsonaro é uma questão que ganhou destaque, uma vez que a bancada baiana, composta por 39 deputados federais, teve uma participação diversificada. Dos 39 representantes, 13 decidiram não votar, 10 apoiaram a proposta e 16 votaram contra.

Entre os 10 deputados que foram a favor da redução da pena estão: Arthur O. Maia (União-BA), Capitão Alden (PL-BA), Elmar Nascimento (União-BA), João Leão (PP-BA), José Rocha (União-BA), Leur Lomanto Jr. (União-BA), Pastor Isidório (Avante-BA), Paulo Azi (União-BA), Roberta Roma (PL-BA) e Rogéria Santos (Republicanos-BA).

Por outro lado, 16 deputados votaram contra a proposta, dentre eles Alice Portugal (PCdoB-BA), Bacelar (PV-BA), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Diego Coronel (PSD-BA) e Ivoneide Caetano (PT-BA). A lista de deputados que não registraram voto inclui Adolfo Viana (PSDB-BA), Alex Santana (Republicanos-BA) e Claudio Cajado (PP-BA), entre outros.